quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ainda falando dos políticos e eleições...



O Site Ficha Limpa

A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o sítio Ficha Limpa – um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto!
É isto que diz a página inicial do site ficha limpa, no ar a partir de hoje.
O site possui com uma lista de candidatos que atendem à Lei da Ficha Limpa, a adesão dos políticos é voluntária, mediante cadastros dos mesmos. Todos os partidos foram informados da criação e iniciativa do site. As ONGs enviaram carta às legendas convidando-os a participar de sua divulgação. Na carta, disseram que a sociedade quer "fazer a lei pegar". Além da "ficha limpa", o site exige também prestação de contas semanal, que deve incluir a origem e o montante de recursos obtidos assim como os gastos realizados. A página na internet foi idealizada pelas ONGs Abracci (Articulação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade) e MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ilustração: Diego Novais.

Senado discute artigo que autoriza a eliminação de processos do Judiciário.

Foi apresentado ao Senado brasileiro um artigo que autoriza a eliminação completa dos autos findos e arquivados há mais de cinco anos, "por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado". Isto significa eliminar centenas e milhares de processos do Judiciário, fontes primárias de grande importância para o estudo da história e da sociedade. Se não houver uma mobilização para barrar essa atitude de caráter fascista, os nossos políticos vão passar uma borracha na memória brasileira. Algo que já foi tentado em 1975 (plena Ditadura Militar), após ampla mobilização de historiadores e arquivistas o artigo foi suspenso. Agora, em 2010, ele volta em discussão no Senado. Um ataque à cidadania que exige defesa firme por parte de todos que lutam pela defesa da História e da Memória. Ajudem a divulgar!

Abaixo segue o resumo dos fatos, um link para ler o texto escrito por Silvia Lara (Depto. História – UNICAMP) sobre o caso, outro para acompanhar a tramitação no Senado e mais da ANPUH (Associação Nacional dos Professores de História) que organizou um abaixo-assinado contra o artigo:

UMA AGRESSÃO À HISTÓRIA

O Congresso Brasileiro está discutindo um novo Código do Processo Civil (Projeto de Lei nº 166), que foi apresentado ao Senado em 8/6/2010. Em total desrespeito ao direito de preservação da história e às regras arquivísticas mais elementares, o artigo 967 desse projeto vem reforçar a moda burocrática de limpar o passado. O texto restaura, na íntegra, o antigo artigo 1.215 do atual Código do Processo Civil, promulgado em 1973, que autorizava a eliminação completa dos autos findos e arquivados há mais de cinco anos, "por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado". Em 1975, depois de ampla mobilização da comunidade nacional e internacional de historiadores e arquivistas, a vigência desse artigo foi suspensa pela Lei 6.246. Aprovada a atual proposta, estão novamente em risco milhares de processos cíveis: um prejuízo incalculável para a história do país, que já arca com perdas graves na área da Justiça do Trabalho, uma vez que a Lei 7.627, de 1987 (com o mesmo texto do artigo 967), tem autorizado a destruição de milhares de processos trabalhistas arquivados há mais de cinco anos. Além de grave agressão à História, a proposta também fere direitos constitucionais de acesso à informação e de produção de prova jurídica. Eis o texto do projeto de lei que está no Senado:
Art. 967. Os autos poderão ser eliminados por incineração, destruição mecânica ou por outro meio adequado, findo o prazo de cinco anos, contado da data do arquivamento, publicando-se previamente no órgão oficial e em jornal local, onde houver, aviso aos interessados, com o prazo de um mês.
§ 1º As partes e os interessados podem requerer, às suas expensas, o desentranhamento dos documentos que juntaram aos autos ou cópia total ou parcial do feito.
§ 2º Se, a juízo da autoridade competente, houver nos autos documentos de valor histórico, serão estes recolhidos ao arquivo público.

Fernando Teixeira da Silva (Arquivo Edgard Leuenroth - IFCH - UNICAMP)
Silvia Hunold Lara (CECULT - IFCH - UNICAMP)
Magda Barros Biavaschi (Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho.

Links:
Artigo de Silvia Lara (Depto. História UNICAMP)

Acompanhar a tramitação no Senado do PLS nº 166

Abaixo-assinado da ANPUH.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Alguém sabe uma rima com corrupção???
só não vale caminhão, cão, viajão, violão, coração,
razão, bixo papão, facão e NAÇÃO...



Mais uma eleição e mais uma vez o cidadão brasileiro fica na guilhotina obrigado a escolher entre o sujo e o mal lavado. O interessante nessas discussões políticas, pelos eleitores, e a própria mentalidade dos candidatos. Ou seja, votar naquele que é menos corrupto.

- mesmo com todos os defeitos votarei no FULANO, pois ele mostrou competência. – Se orgulha o eleitor desinformado.

- votarei na sicrana, mesmo não sendo completa. Entretanto ela continuara com o bolsa família. Ouvi até dizer que ela vai criar o bolsa COPA. – Feito. Essa já ganhou.

Em um país que se diz livre e existe a obrigatoriedade de sair em domingo de sua casa e escolher um candidato. (escolher não... Que escolha é essa? Somente existe duas caras pálidas que estão ali há 500 anos. Sempre o mesmo papo. Precisamos construir estradas. Precisamos construir Pontes, hospitais, escolas... PARE...) Construir mais por que¿ se aquelas que existem não estão em boas condições... Por que não reformar e ampliar aquilo que está caindo no chão?...

O Brasil precisa de uma nova revolução política. Apenas 3 coisas para começar já ajudaria. ( Eu acho). Lembre-se é uma pequena ajuda, precisamos agregar mais, pensar juntos, colocar para fora os pensamentos pessimistas e os otimistas também. "Basta ser profeta para ser pessimista." ( Elsa Triolet ) ou “Deixemos o pessimismo para melhores tempos.” Anônimo.”
3 coisas para tentar algum resultado.


1. Acabar com o voto obrigatório. Dessa maneira aumentaria o numero de candidatos, as propostas sairiam dos ataques mesquinhos e corrida pela busca do voto em primeira escala quebraria os grandes políticos e daria uma ponta de esperança a outros.


2. Acabar com a hereditariedade da política. Todo candidato eleito uma vez, durante duas eleições seguintes não poderia eleger um parente, tia, mãe, sobrinho, neto ou qualquer coisa. Até o vizinho estaria proibido. Rsrsrs...Assim, mais uma vez, ganharia chances aqueles com verdadeiros pensamentos de mudança. A hereditariedade rima com sedentarismo e isso é Inadmissível.


3. Tudo bem, aceito acabar com o bolsa família, como dizem os grandes. Precisamos ensinar a pescar e não dar o peixe. – Fala o filho pensionista do militar morto há 30 anos. O bolsa família é nada perto do rombo financeiro que existe com pensões pagas para ex- políticos e militares de carreira. O pior é que isso vai ficando de pai para filho. Hoje, um senhor que assumiu o governo por alguns meses sai com uma senhora aposentadoria no bolso e esse indivíduo é o mesmo que reclama da bolsa família.

Doses de alienação me acordaram hoje. Essas palavras não devem ser levadas a serio, não quero ser o dono da verdade. Aliás, todos sabem que a verdade é chata. Mas, sim, quero discutir e pensar em soluções.

Bohemios Publiquem...

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Top 10 dos finais de filmes mais surpreendentes

Após votação do público, o jornal britânico "Guardian" publicou nesta segunda-feira uma lista com os 10 filmes com finais mais surpreendentes de todos os tempos. Em primeiro lugar ficou o filme O Sexto Sentido de M. Night Shyamalan.



Atenção se você não quiser saber os finais dos filmes listados sugiro que não leia a lista! Mas, como sei que os leitores do bohemios gostam de cinema e já assistiram todos os filmes listados, podem ler sem problemas.

Abaixo segue a lista. Você concorda?

1. "O Sexto Sentido": Dr. Malcolm Crowe (Bruce Willis) estava morto o tempo todo.

2. "Psicose": A sra. Bates estava morta o tempo todo.

3. "Os Suspeitos": Roger "Verbal" Kint (Kevin Spacey) é pior do que se pensava.

4. "Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca": Darth Vader (David Prowse) é o pai de Luke Skywalker (Mark Hamill).

5. "Jogos Mortais": Jigsaw (Tobin Bell) não estava morto.

6. "Clube da Luta": O narrador (Edward Norton) e Tyler Durden (Brad Pitt) são a mesma pessoa.

7. "O Sacrifício": Lord Summerisle (Christopher Lee) estava planejando matar Sergeant Howie (Edward Woodward) o tempo todo.

8. "Os Outros": Grace Stewart (Nicole Kidman) estava morta o tempo todo.

9. "Seven - Os Sete Crimes Capitais": John Doe (Kevin Spacey) é pior do que se pensava.

10. "Planeta dos Macacos": O cenário é a Terra no futuro.

*Eu colocaria o filme coreano Old Boy de Park Chan-wook na quinta posição!

Fonte: Folha de São Paulo

Empregado do mês

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cinema, aspirinas e urubus.

As drogas ilegais são substituídas pelas drogas legais. Aquelas que você pode comprar em qualquer esquina na Drogaria (nome sugestivo) do seu bairro ao lado da banca clandestina do jogo do bicho.
O que mais surpreende agora é a publicidade usada para vender seus produtos. As fotos abaixo poderiam ser da divulgação de um novo LSD que inventaram que deixa você doidão que parece meditar e viajar para outro mundo. De tão psicodélico, as fotos sugerem uma viagem sagrada ao mantra, em busca da minerva que todos procuram. Entretanto, é apenas o marketing da Aspirina. Acho que da uma onda legal...






Cinema, Aspirinas e urubus e um belo filme brasileiro que mostra como faziam antigamente para vender o remédio milagroso.

Bohemio Alceu

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Acompanhe os projetos da Câmara e do Senado.


O vote na web é um site que reúne todos os projetos de lei que entram em votação na Câmara ou no Senado. Permite ainda que o internauta sinta o gostinho de agir como político. Funciona assim: a cada projeto de lei que entra em votação, o Vote na Web cria uma página na qual os leitores podem ler o texto e opinar: “SIM” ou ‘NÃO’.
A votação digital pode ser feita enquanto o projeto estiver tramitando no Congresso. Depois que ele é aprovado ou reprovado, o site compara a escolha do público com aquela que foi feita pelos políticos. O Vote na Web mostra quais parlamentares votaram, se foram contra ou a favor do projeto e de que região eles são. Todos os deputados e senadores têm uma página exclusiva no Vote na Web. Além de uma ficha técnica com suas origens e histórico na vida política, é possível descobrir ali quantos projetos de lei o político sugeriu e como votou em cada situação.

Para acessar clique aqui!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Distraído, venceremos


(O solitário e o dragão. Kunz 2009)

Cai a noite fria e com ela vêm às estrelas,
Os sonhos e as idéias,
Você escolhe, entre voltar atrás ou seguir em frente.
O caminho certo a seguir é simplesmente aquele com mais possibilidades de deixar você feliz.
Lembre se: com mais possibilidades, não é necessário somente escolher o caminho é imprescindível caminhar.

Frases soltas da contra capa do caderno de 2000algumacoisa!!!

O mais estranho de tudo isso. E que eu já esperava tudo isso.

De todos os meus erros, aquele que mais doeu foi não ver você no dia seguinte.
A trapezista que me pegou de surpresa, me deixou cair sem rede de proteção.

Tudo aquilo que me resta e aquilo que você me deixou de sobra.

E na plenitude da solidão ele viu de que nada era sozinho.
Mas, tirava força de seu coração para remar mais e mais.


Alceudispor...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

abismo profundo

Pesquisadores revelam espécies raras em recife australiano
Peixes e crustáceos foram registrados a 1,5 km de profundidade.
Registro foi feito por equipe da Universidade de Queensland.



quarta-feira, 14 de julho de 2010

Futebol Arte

Thomaz Farkas, Hildegard Rosenthal, Marcel Gautherot, Juca Martins, Alice Brill, Carlos Moskovics e José Medeiros, mestres da fotografia brasileira, retrataram o país do futebol nas décadas de 1940 a 1960. O resultado deste mosaico de estilos e olhares podem ser conferido na exposição “O futebol no acervo do Instituto Moreira Salles”.








O edifício "ACROS Fukuoka"

O edifício "ACROS Fukuoka" é dos centros culturais por excelência da cidade de Fukuoka, na ilha de Kyushu, no Japão. No seu interior podemos assistir a concertos, espectáculos,visitar exposições, assistir a conferências, consultar um centro documental, etc. Se é um edifício cujo exterior se afigura visualmente muito apelativo, se atentarmos nas suas funcionalidades mais interessante se torna. No seu telhado/frente os terraços ajardinados contêm cerca de 35 mil plantas representando 76 espécies. Entre outros aspectos esta configuração reduz o consumo energético do edifício pois mantém a temperatura constante e confortável, retém água da chuva, permite a vida de espécies (insectos e pássaros), etc.



sexta-feira, 9 de julho de 2010

Em busca da morte que tanto procuro me afundo em derradeiros suspiros de agonia.
Minha pele pede passagem em busca de uma forte droga que apontará o caminho para o encontro do livro com todas as respostas.
O livro proibido, o fruto proibido, aquilo que buscamos alcançar e que na verdade não nos pertence.
O que nos pertence?
Isso daqui. A vida no início, como a teoria do universo. No começo era um vazio e de repente BUMM uma grande explosão em seguida a retração.
A retração sem sabor, sem cheiro sem tato.
Apenas palavras repetidas, assuntos desgastados e amores do passado.
O que vem agora?
Quem sabe encontrar outro vazio, para de repente... BUUUUMMMMMM....

Francisco...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails