quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Não é costume colocar citações nas postagens. Mas, hoje não resistirei e colocarei no Bohemios um trecho do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Em poucas linhas ele nos dá uma aula de saber historiográfico e lembra que sempre olhamos para o passado de forma a questionar e corrigir o que não podia ser visto numa determinada época da história. Ao mesmo tempo suas palavras tocam na questão das etapas de nossa vida, em que sempre buscamos melhorar cada uma dessas, comparando com as que já se passaram... Ufa! O “Bruxo do Cosme Velho” conseguiu me prender em bons pensamentos, que divido agora com todos os Bohemios:

– Mas, dirás tu, como é que podes assim discernir a verdade daquele tempo, e exprimi-la depois de tantos anos?

Ah! indiscreta! ah! ignorantona! Mas é isso mesmo que nos faz senhores da Terra, é esse poder de restaurar o passado, para tocar a instabilidade das nossas impressões e a vaidade dos nossos afetos. Deixa lá dizer Pascal que o homem é um caniço pensante. Não; é uma errata pensante, isso sim. Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes.

Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Cap. XXVII


Quer ter ler o livro?... clique aqui

Gostou? Então que tal a obra completa.... clique aqui

Um comentário:

Alceu disse...

Machado é doido de Pedra...

Já leu o Alienista? A casa verde?

hehe

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails